top of page

O que é o Retorno de Saturno e dos demais planetas?

  • Larissa Moggi
  • 20 de jun. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 11 de fev. de 2023

Os "retornos" têm a ver com a velocidade de cada planeta e costumam trazer momentos-chave em nossas vidas


O retorno de Saturno é o mais popular, mas não vivemos só ele ao longo da vida. O “retorno” tem a ver com a velocidade de cada planeta, o tempo que cada um demora para fazer sua volta completa em torno do sol. Durante essa volta, eles passam por todos os 12 signos (os antigos dividiram o céu em linhas imaginárias divididas de 30º em 30º, perfazendo 360º, e cada uma delas representa os 12 signos do zodíaco).


Saturno fica cerca de 2 anos e meio em cada signo. Atualmente está em Aquário (desde 12/2020 até 3/2023). Então todas as pessoas nascidas nesse período terão Saturno em Aquário no mapa. Viverão tal posicionamento da mesma forma? Impossível, ninguém vive. Além do posicionamento por signo, existe ainda o posicionamento dos planetas por casa astrológica (áreas da vida). Mapas podem apontar semelhanças, mas nossa individualidade as tornam únicas.


Mas o que, de fato, é o Retorno de Saturno?


Como Saturno fica cerca de dois anos e meio em cada signo e são 12 no total, logo ele demora em torno de 28 anos para completar seu passo de 360º em torno do sol. É por isso que nessa idade (entre 28 a 30 anos) nós vivemos o tão falado retorno de Saturno. Por ser um planeta que simboliza a disciplina, responsabilidade, maturidade e crescimento, é uma fase da vida em que tais questões ficam ainda mais em evidência. Se iremos vivenciar de forma positiva ou negativa, depende de nós. A palavra-chave para um bom uso do que Astrologia pode nos oferecer é sempre autorresponsabilidade.



Saturno é o tempo. E o tempo sempre traz a verdade. Ele estrutura, solidifica. Coisas que levam tempo. Se você sentir que seu retorno de saturno está sendo um momento em que tudo está vindo abaixo, desmoronando à sua frente (como foi para mim), talvez seja porque a estrutura atual não estivesse condizente com a verdade do seu ser, que só começamos a descobrir e entender olhando para dentro. Se não for um período fácil, se ampare em pessoas confiáveis para te ajudar no processo e confie: o tempo sempre traz a verdade, você vai chegar até ela. Se tudo desmoronou é porque uma nova construção já começou a acontecer.


Para quem vive esse período de forma mais harmônica, geralmente são pessoas que já se encontram num caminho de buscar por elas mesmas e de suas próprias verdades. Nesse caso, Saturno solidifica ainda mais a estrutura vigente.


Não vivemos só o Retorno de Saturno


Esse "retorno" não acontece só com Saturno, e sim com todos os planetas. No caso de alguns astros, podemos viver mais de um retorno ao longo da vida (saturno por exemplo, entre 28-30 anos o primeiro; por volta dos 58 anos o segundo), outros, apenas um. Urano, por exemplo, leva mais de 80 anos para completar sua volta exata. A não ser que se viva mais de 160 anos, é impossível viver dois retornos de Urano numa existência.


Entretanto, não vivemos, no caso de Urano, sua influência somente aos 80 anos de idade, porque no passar do tempo, enquanto transitam em torno do sol, os planetas vão “encontrando” com os demais. Esse encontro representa uma “conversa” entre os planetas, que na Astrologia é chamado de aspectos: existem os mais fluidos (trígonos e sextil), os mais desafiadores (quadratura e oposição) e o, a princípio, neutro (conjunção).


Saturno e a “Crise dos 7 anos”


Até completar sua volta nesses de 28 a 30 anos, Saturno faz, de 7 em 7 anos, uma quadratura com a posição natal deste planeta, que, como dito acima, é um aspecto mais desafiador. Nos convida a criar movimentos na área da vida por onde está acontecendo a quadratura de saturno, pois do jeito que estava tal situação não daria mais para se sustentar a longo prazo. A popular “crise de 7 anos” vivida geralmente em relacionamentos conversa com os ciclos de Saturno. Mas isso não se restringe somente ás relações, pois tudo o que se inicia gera um mapa astral: nascimentos, relacionamentos, abertura de uma empresa, início em um novo emprego, mudança para uma nova cidade etc. Após 7 anos deste início, acontece o primeiro aspecto (quadratura) de saturno no céu do momento com o saturno do mapa natal em questão convidando a revisões da estrutura inicial, que costumam acontecer por meio de crises, afinal, Saturno é implacável quando resistimos a assumir as responsabilidades necessárias.


Trânsitos de Saturno nos colocam de frente com a nossa maturidade e com as nossas responsabilidades. Quando não estão pautadas em uma estrutura sólida, passamos por situações em que precisamos colocar ainda mais esforço e dedicação. Não é dos períodos mais confortáveis. Entramos em contato com limites, atrasos e muitas vezes a falta. Mas quando atravessamos conscientes das ações e mudanças necessárias, contamos com as virtudes proporcionadas pelo planeta da sabedoria e maestria.


Retorno de Saturno e as Previsões


De tão certeiras que podem ser, parece que vivemos as previsões do céu como magia na terra.


Vou detalhar sobre uma data específica (abril de 2019), o qual chamei de “retorno exato”, pois foi quando Saturno, além de estar no mesmo signo do meu mapa de nascimento (Capricórnio), ele estava no grau exato - significa que ele, no céu do momento, estava na exata posição de Saturno do meu mapa de nascimento. Quando esses encontros acontecem, o céu nos convida a viver momentos-chave de vida. Eu realmente vivi. Uma astróloga, no início deste mesmo ano, havia me dito que em meados de abril a vida iria me colocar diante de alguns acontecimentos que poderiam ser mais desafiadores, mas que me colocariam na direção de onde eu precisaria estar mais à frente. Na época, fui para o fundo do poço e precisei pedir demissão do meu emprego como jornalista. Foi a última vez que trabalhei em ambientes corporativos. De lá pra cá, no meu caminho como autônoma, mergulhei cada vez mais em autoconhecimento pra me ajudar a atravessar aquele período desafiador. Mal sabia eu que alguns anos depois estaria me dedicando cada vez mais aos estudos da astrologia e iniciando um caminho profissional nessa área.


Que o passo não só de Saturno mas de todos os planetas no céu, conversando com nosso mapa de nascimento, nos ajude cada vez mais a alinhar as nossas próprias estrelas 💫

 
 
 

Comments


bottom of page