O que é o Mapa Astral?
- Larissa Moggi
- 3 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de jun. de 2022
O que significa "o retrato do céu no momento de nosso nascimento"? Se não existe um único Mapa Astral igual ao outro, como funciona o Mapa Astral de gêmeos?

Já é famosa a explicação de que o Mapa Astral é um retrato do céu no momento do nosso nascimento. E o que, de fato, isso significa? O que tem nesse “retrato” e o que ele pode nos clarear acerca de nós mesmos?
Aqui você entendeu o que é a Astrologia. De posse desses esclarecimentos, a primeira informação que precisamos ter em mente é que, se o Mapa Astral (ou Mapa Natal) é como estava o céu no momento do nascimento, pode ser feito Mapa Astral de tudo aquilo que nasce para o mundo: uma pessoa, uma empresa, um relacionamento, etc. Tudo o que há início. Basta ter a data, a hora e o local do início que se deseja analisar.
O Mapa Astral é a leitura, ou seja, e interpretação, do céu que nos brindou no momento em que nascemos. É importante entender que a interpretação desse céu não em nada determina. Não cabe à Astrologia determinar os fatos de nossas vidas - quem faz isso somos nós - ela indica. Ou seja, um mapa não vai revelar se uma pessoa é boa ou ruim, afinal, isso é uma leitura de caráter feita pelo ser humano.
O que, então, revela um Mapa Astral?
Pense no mapa geográfico de uma cidade. Vamos supor que você pega o mapa de uma cidade que você ainda não conhece. Através do mapa, é possível saber características da cidade, como: se ela é litorânea, se é plana, se tem morros, etc. Mas para saber se uma cidade é boa ou ruim, se é poluída, violenta, pacífica, é preciso que haja a EXPERIÊNCIA.
Assim é com o Mapa Astral. Ele indica possibilidades. O que vai ser feito com cada uma delas depende de nós, do nosso livre-arbítrio. Um mesmo aspecto considerado mais desafiador, por exemplo, pode ser usado de forma construtiva por uma pessoa, ou de forma destrutiva por outra. Assim como um aspecto considerado mais fluido por ser muito bem aproveitado por um indivíduo, como desperdiçado por outro. Logo, o Mapa Astral é neutro. Existem traços considerados por nós, humanos, positivos e negativos. Mas como esse mapa vai se desenvolver depende de cada pessoa.
E, no caso, de gêmeos com o mesmo horário de nascimento, ou uma curta diferença?
É exatamente por depender de cada indivíduo o desenvolvimento de um mapa que não existe um único Mapa Astral igual ao outro. Se somos indivíduos únicos, cada Mapa Astral assim também o é. Duas pessoas podem ter o mesmo Mapa Astral, mas ninguém na face da terra vai viver as mesmas experiências, de forma exatamente idêntica, ao longo da vida.
Lembra que citamos sobre a experiência, para conhecer de fato uma cidade? Estamos inseridos em um meio social, em uma determinada família, cultura, etc. Como vamos viver as potencialidades dos nossos mapas depende do meio em que estamos inseridos, da educação que recebemos, das nossas trocas, enfim, da nossa experiência de vida, que não é igual a de mais ninguém.
Todo Mapa Astral é um rico “manual de instruções” para uma vida melhor. Mas sempre caberá a nós fazer bom uso dele.
Para finalizar, deixo aqui um conceito trazido por Maria Eugênia de Castro, que nos ajuda a entender a questão da unicidade de cada mapa, logo, de cada ser. Chama-se Idade Astral.
É a idade que o indivíduo traz quando nasce. Indica a causa maior das diferenças individuais e a necessidade de interpretação diferente para mapas semelhantes. Explica o caso dos gêmeos astrais, que nascem com um mesmo mapa e acontecem na vida, como pessoas heterogêneas. A todo momento, nascem centenas de gêmeos astrais, mas todos desiguais em IDADE ASTRAL.
Determinar com precisão a IDADE ASTRAL de alguém é uma aventura numa selva de hipóteses.
Nenhuma ciência, até hoje, chegou a uma conclusão satisfatória sobre os mistérios da vida...
A interpretação do uso positivo ou negativo de um planeta depende básica e necessariamente do hipotético conhecimento da IDADE ASTRAL do portador.
Um mesmo fator será utilizado de forma mais enriquecedora ou ao contrário. O mesmo planeta, vivido numa escala humana simples e rudimentar, difere totalmente em outro mapa vivido numa escala de inteligência superior" - "Certezas Provisórias" ´Maria Eugênia de Castro. Veja a explicação em vídeo.
Comments