top of page

Eclipse solar em libra: liberar para transformar!

  • Larissa Moggi
  • 14 de out. de 2023
  • 11 min de leitura

O eclipse solar que acontece no sábado, 14 de outubro de 2023, reflete novos começos que surgem a partir de liberações do passado.

O eclipse solar marca o encontro do sol e da lua com o nodo lunar, dando início a um novo ciclo. Apesar de ser uma lua nova, que traz a simbologia de novos começos, o nodo lunar envolvido neste eclipse é o nodo sul, que está associado ao passado, às crenças que carregamos. O signo do nodo sul, tanto no céu do momento quanto em nossos mapas, representa energias que precisamos liberar, pois já nos são muito familiares. Portanto, a nossa tendência ali é estagnar. Para que o progresso aconteça, nosso olhar deve se direcionar para o signo do nodo oposto.


No eclipse deste sábado, o nodo sul está em libra e o nodo norte em áries. Isso reflete para nós que padrões relacionais precisam ser transformados a fim de abrir espaço para novos contextos nos quais a individualidade e verdade de cada um possam coexistir em harmonia.


É preciso investigar a balança das nossas relações, pois pode ser que muitas concessões estejam sendo feitas em detrimento da nossa individualidade. O caminho para que o outro exista em nossas vidas não está na diminuição do nosso espaço. Nem do espaço desse outro. Mas sim na construção de um novo cenário que possa ser igualmente ocupado por ambos. Quem nós somos não é negociável. A questão é que, quando não somos certos de quem somos, essas negociações acontecem sem que a gente perceba e, na maioria das vezes, com resultados nada favoráveis para nós. É quando o outro chega e simplesmente nos invade, pois estamos vazios demais de nós.


Descobrir quem se é é tarefa diária. Nossa com nós mesmos. Olhar para isso não é fácil, envolve muitas camadas: da cultura, familiar, da sociedade, que, de forma involuntária penetram em nós, no nosso campo, passando a fazer parte da formação do nosso ser. Ao longo da vida isso que é penetrado na nossa existência desde o nascimento passa a funcionar como máscaras, filtros. Não é que eles sejam bons ou ruins. São ferramentas. O que a gente precisa é conhecê-las, pois em muitos momentos precisamos nos munir delas. Mas se não nos conhecemos, em vez de usá-las ao nosso favor, somos usados por elas. O que isso significa? Que em vez de sermos nós a responder para vida quem somos e quem queremos ser, é a vida que vai nos dando essa resposta. É quando nos vemos refém dos acasos.


Esses mecanismos vão mascarando a nossa verdadeira identidade. Se queremos trazer para nós o poder da própria vida, precisamos estudá-los. Se eles são externos a nós, esses mecanismos fazem parte de quem somos, mas não SÃO o que somos. Nossa tarefa é descobrir que filtros são esses e passar uma peneira, separar o joio do trigo. Entender quais deles são de natureza afim à nossa identidade e quais não são, podendo ser dispensados. Como fazemos isso? É como vestir uma roupa. Nós nos identificamos mais com um estilo do que com outros. Se colocarmos uma roupa que não faz nosso estilo, isso não nos impede de ir à rua, trabalhar, nos relacionarmos, etc., mas muito provavelmente vamos nos sentir desconfortáveis.


O mesmo acontece com as roupas que “vestem” a nossa personalidade. Tudo o que ouvíamos enquanto crescíamos, o que nos diziam que era certo e errado, o que a cultura mostrava como caminho ideal a seguir, foi formando um grande armário interior. Tudo o que está lá dentro é nosso. Mas nem tudo vai nos servir nas diferentes fases da vida. Para que nossa vida tenha um pouco mais de equilíbrio a gente precisa entender esse “armário”. Não fazemos faxinas de tempos em tempos no armário real? Este eclipse está nos chamando justamente a isso. A olhar e faxinar esse grande armário interior. Existem crenças que já nos acompanham por muito e muito tempo… Que nos vestiram em diversas ocasiões. Mas que, na fase atual das nossas vidas, já não nos cabem mais. Precisamos deixar ir…


Em que área da vida e quais liberações são essas que podem estar surgindo para você? Busque pelo grau 21º de libra no seu mapa. Deixo abaixo alguns dos possíveis significados das 12 casas astrológicas (áreas da vida). Antes, um lembrete: aquilo que o eclipse está refletindo (refletindo, não causando!) tende a nos acompanhar pelos próximos 6 meses. Caso ainda não tenha ficado claro para você, tenha calma. E observe a sua própria vida. O mapa é uma ferramenta que nos ajuda a identificar, mas você também pode fazer isso sozinho. Observe os assuntos que estão em evidência pra você nos últimos dias e semanas… É ali que a vida está te sinalizando: hora de liberar para transformar!


ECLIPSE SOLAR EM LIBRA NA CASA 1 - (no geral, ascendente em Libra):

a cruz do mapa, sua base, está sendo mexida, por isso, pode ser um perído de confusão, pois aquilo que te era conhecido, sua base, o seu chão, está se transformando em algo novo. momento de confusão, de se sentir perdido. Pode sentir falta de motivação, vitalidade. O que realmente é importante pra você? É o ponto de partida do mapa. Tem liberações (neclipse de nodo sul) precisando acontecer de partes suas que não fazem mais sentido. Isso na sua percepção de você mesma, na sua forma de se colocar no mundo, seja no âmbito profissional, nas suas relações amorosas, no âmbito familiar... Quando a gente passa por momentos de confusão, é porque tem novas respostas para se apresentar. Então tenha calma. porque você mesmo vai saber criar novos questionamentos mais alinhados ao que você deseja ser e alcançar para se colocar no mundo através deles. São grandes mudanças. Você pode inclusive estar sentindo vontade de mudar também no físico, porque são formas de lidar e acolher essas grandes transformações que estão acontecendo.


ECLIPSE SOLAR EM LIBRA NA CASA 2 - (no geral, ascendente em Virgem):

Como é um eclipse de nodo sul, você pode sentir uma baixa na força dos assuntos dessa casa: finanças, seus valores, autoestima. A vênus, que rege esse eclipse, está no signo do seu ascendente. Então pede um reset. Uma nova forma de lidar com os assuntos dessa casa, uma organização melhor das suas finanças, uma limpeza dos seus padrões, daquilo que aniquila a sua valorização pessoal. Libra nessa casa pode acabar associando muito seu valor, seja material ou subjetivo ao outro. Mas pode ter algo nessa relação que esteja sendo uma ferida aberta, pois o nodo norte, que é pra onde devemos olhar, está em áries, sugerindo que ainda que se leve o outro em consideração, que isso não passe por cima dos seus próprios valores, da sua individualidade e autonomia. Você precisa se aproximar dos seus valores, e não do que é importante para o outro.


ECLIPSE SOLAR EM LIBRA NA CASA 3 - (no geral, ascendente em Leão):

A forma como você se expressa, sua comunicação, seus estudos, sua mente, tudo isso está sendo ativado com esse eclipse acontecendo na sua casa 3. Pode falar também de questões com irmãos ou parentes próximos. É importante investigar aqui se aquilo que você está comunicando está alinhado a sua identidade, se você tem autonomia para expressar seus pensamentos. O que você expressa é quem você é, ou isso de alguma forma está externando pensamentos, crenças, valores que foram passados pra você te fazendo entender, até mesmo de forma inconsciente, que isso era o correto, o que promoveria o equilíbrio, a justiça, a harmonia. Caso não, isso pode se manifestar em forma de discussões, desentendimentos. Precisa aqui ter um comprometimento com a VERDADE. E caso não esteja tão claro no momento que verdade é essa pra você, vale focar em estudos, porque essa é uma casa de estudos, leituras, no silêncio interior mesmo. Observar mais para considerar melhor.


ECLIPSE SOLAR EM LIBRA NA CASA 4 - (no geral, ascendente em Câncer):

Questões que precisam ser curadas na sua dinâmica familiar. Você pode ser quem você é no seu âmbito familiar? Expressar sua autonomia, sua individualidade? Principalmente quando estamos falando da nossa base, das nossas origens. Porque o primeiro lugar que a gente busca a sensação de pertencimento é na família. Porque é o lugar de onde viemos. Então esse é um momento muito forte e poderoso pra curar questões no seu âmbito familiar, que reverberam em todos os aspectos da sua vida. É a raíz, o ponto mais baixo do mapa. É nossa árvore da vida. O que vai garantir seu crescimento do lado de fora (casa 10) é o que está debaixo da terra (casa 4). Então aproveite esse período de 6 meses pra fazer aquela faxina em casa! Qual casa? Naquilo que é casa pra você. Onde você se sente pertencente. E se qual é esse lugar não está claro pra você, é exatamente por aí que você deve começar a investigar.


ECLIPSE SOLAR EM LIBRA NA CASA 5 - (no geral, ascendente em Gêmeos):

O eclipse acontecendo na sua casa 5 evidencia questões que precisam ser modificadas na sua relação com filhos, criatividade, amores e prazer. Seus hobbies, seus momentos de prazer e alegria têm sido realmente seus, ou mais voltados para a manutenção da relação com o outro? Pode falar de fins ou mudanças de ciclos em relação a filhos, em relação a projetos que não estão te trazendo mais prazer de estar ali, apesar de toda responsabilidade. A casa 5 fala também da nossa identidade, da nossa expressão. Então pode surgir também a necessidade de liberar formas de expressar sua identidade que não condizem mais com quem você é, ou que estejam de alguma forma limitando a sua autonomia e liberdade.


ECLIPSE SOLAR EM LIBRA NA CASA 6 - (no geral, ascendente em Touro):

Como essa é a casa do dia a dia, o eclipse acontecendo aí pode dar a sensação de que está tudo fora do lugar 🤯. Pelos próximos 6 meses, vai ser ainda mais importante ter jogo de cintura e abrir mão do controle nas questões do cotidiano, pois podem surgir muitos imprevistos. Vale observar se seus hábitos estão te permitindo ter uma vida com harmonia e serenidade, além de independência e autonomia para executar seus planos. O seu trabalho te permite ser quem você é? Você faz o que faz com vontade, desejo, paixão, ou faz o que faz para agradar outras pessoas? É importante reforçar o cuidado com a saúde física e mental, e refletir no que você vem executando, e não só simplesmente fazer por fazer.


Além disso, vale refletir: como está o equilíbrio naquilo que você entrega e o que você recebe no seu trabalho? Pelos próximos seis meses, vale repensar o ritmo do seu dia a dia e entender o que de fato é valor pra você na sua rotina. Pode surgir a necessidade de focar em hábitos mais saudáveis, além de liberar padrões que possam estar sendo mantidos mais para agradar aos outros do que para você mesmo. Com quíron em áries na sua casa 12, um dos caminhos para ajudar a olhar pra essa ferida na expressão de quem você é no seu dia a dia pode se dar muito através de tirar momentos somente pra você no dia a dia, silenciar e inserir na rotina práticas que te conectam com você mesmo.


ECLIPSE SOLAR EM LIBRA NA CASA 7 - (no geral, ascendente em Áries):

O eclipse acontecendo na sua casa 7 evidencia questões que precisam ser transformadas nos seus relacionamentos, parcerias ou sociedades. A tônica desse eclipse já é relacional, nessa casa, isso se reforça ainda mais. Ou seja, aproveite as necessidades de transformações que estão surgindo para avaliar a qualidade dos seus relacionamentos. Você tem tido espaço para expressar a sua individualidade nessa relação? E o outro, tem espaço para ser quem ele é quando se relaciona com você? Situações que até então estavam ocultas podem vir à tona, trazendo a necessidade de liberar padrões que de alguma forma estão limitando a expressão de quem você é nessa relação.


Um novo ciclo precisa ser começado, e isso não necessariamente se dá somente através de términos. É possível que dentro da dinâmica relacional o casal esteja disposto a encerrar a forma como vinham se relacionando até aqui para dar início a novas condutas mais saudáveis e respeitosas para ambos. É importante que haja espaço, seja estando numa relação ou não, para que você possa voltar mais pra dentro de si e refletir quem você quer ser na relação com o outro, bem como o que você realmente deseja numa relação.


ECLIPSE SOLAR EM LIBRA NA CASA 8 - (no geral, ascendente em Peixes):

Esse é um eclipse de liberação acontecendo justamente numa casa de liberação. O eclipse acontecendo na sua casa 8 evidencia necessidade de transformações na forma como você lida com o que é mais íntimo, com aquilo que pra você hoje é apego. Pode mexer também com o âmbito financeiro, evidenciando questões que estavam em desarmonia ou até mesmo ocultas. Crises vindo à tona vão evidenciar aquilo que precisa ser transformado. Apesar de o processo ser incômodo, o resultado pode ser libertador Podem surgir situações que te levem a refletir como você lida com fins de ciclo, com ganhos e perdas e com o equilíbrio (ou a falta dele) nas suas economias. O que está precisando ser finalizado para que o equilíbrio possa ser restaurado na sua vida?


ECLIPSE SOLAR EM LIBRA NA CASA 9 - (no geral, ascendente em Aquário):

A necessidade de liberação com o eclipse acontecendo na casa 9, a casa da expansão, traz a metáfora da flecha. Antes de ser lançada, é preciso puxar bastante para trás, para pegar impulso, e aí assim ir cada vez mais longe. Esse “puxar para trás” são transformações que estão precisando ser feitas nas suas crenças, suas filosofias, naquilo que hoje você tem como certo. Aquilo que você acredita são crenças de fato suas, que têm a sua identidade impressa, ou são crenças que você carrega na vida para manter o equilíbrio na relação com os outros?


Eclipses costumam trazer à tona aquilo que estava oculto. Situações até então encobertas podem vir à tona e te fazer questionar tudo o que você tem dado como certo até então. Pode falar de conclusão não só do que você dava como certo, mas de estudos ou projetos nos quais você vinha se dedicando. Caso venha a finalizar algum estudo, o seu momento de preparação era o “puxar da flecha”. Então talvez seja a hora de começar uma nova fase e se lançar naquilo que você vinha se dedicando. Abra espaço, mas principalmente na mente. Deixe espaço para as dúvidas, sem julgamento de bom ou ruim. O que hoje é algo incerto pode se tornar algo que daqui um tempo terá expandido ainda mais a sua realidade.


ECLIPSE SOLAR EM LIBRA NA CASA 10 - (no geral, ascendente em Capricórnio):

Suas metas de vida, carreira e o seu meio social estão sendo ativados por esse eclipse, sendo um dos principais focos da sua atenção pelos próximos 6 meses. Como está sua relação com a sua carreira? Você pode ser você naquilo que você faz? Imprimir sua verdade, sua autenticidade? Tem autonomia para executar projetos que deseja? Além disso, é válido refletir como está o equilíbrio entre carreira e vida familiar. Alguma ferida no seu âmbito familiar pode ser evidenciada, podendo diminuir a sua força de atuação no seu âmbito profissional.


Caso isso aconteça, será preciso entender os padrões que estão precisando ser transformados na sua base para que o seu topo se fortaleça. O nodo sul fala de passado e esse eixo está associado às nossas raízes, a nossa ancestralidade. Quais padrões familiares estão precisando ser liberados para que você possa agir com mais coragem, autonomia e assertividade? Pelos próximos 6 meses, podem ocorrer mudanças no âmbito profissional e isso nem sempre ocorre através de mudança de trabalho em si, mas sim através da mudança de dinâmicas e de comportamentos dentro daquilo que você já faz.


ECLIPSE SOLAR EM LIBRA NA CASA 11 - (no geral, ascendente em Sagitário):

O eclipse acontecendo na sua casa 11 evidencia questões que precisam ser liberadas ou transformadas em relação aos seus grupos, amizades e projetos do futuro. Podem surgir questões que te levem a refletir se você tem espaço para ser fiel a você dentro dos grupos dos quais você participa, bem como entre as amizades que você cultiva. Essa é uma casa que fala do coletivo, do amanhã. Então é aqui que avaliamos nossas metas. Este eclipse pode trazer a oportunidade de revisar seus planos a longo prazo, ou até mesmo abrir espaço para novos, deixando para trás projetos que você já não se identifica mais. Quais desses planos você está precisando se comprometer com coragem e assertividade (áries) para caminhar na direção de um futuro com mais beleza e equilíbrio (libra) na sua vida?


ECLIPSE SOLAR EM LIBRA NA CASA 12 - (no geral, ascendente em Escorpião):

O eclipse acontecendo na sua casa 12 evidencia questões que precisam ser liberadas ou transformadas em relação aos seus momentos com você mesmo. Saúde mental, seus sonhos, intuição, questões interiores, espiritualidade, tudo isso pode se evidenciar pelos próximos 6 meses, te fazendo refletir sobre a sua vida como um todo. Nesse período, principalmente, vale reforçar os cuidados com a saúde, tanto física quanto mental. Você tem se escutado? É um momento propício para investigar padrões inconscientes de autossabotagem que talvez estejam te impedindo de tirar seus sonhos do campo da fantasia, e se dedicar a eles com coragem e assertividade (áries), para trazer mais beleza, harmonia, sensação de bem-estar (libra) para a sua vida.


 
 
 

Comments


bottom of page